Quando devo procurar um Reumatologista?
2 de junho de 2022
Normalmente a principal queixa do paciente que procura o Reumatologista é a dor. Nós podemos dividir a dor em relação ao tempo: dor aguda e dor crônica. A dor aguda é aquela que dura poucos dias; e dor crônica é aquela dura de semanas a meses. No caso da doença reumatológica, a dor é crônica e normalmente está presente por mais de 06 semanas.
Além disso, também podemos dividir a dor em relação ao tipo: dor inflamatória e dor mecânica.
A dor inflamatória é aquela que normalmente acomete uma ou mais articulações, é uma dor que piora ao acordar, melhora com movimento e piora no repouso. Pode vir acompanhada de processos inflamatórios das articulações, ossos, tendões, músculos ou ligamentos geralmente causando edema (“inchaço”), calor ou vermelhidão local. Esse processo inflamatório consequentemente deixa as articulações mais rígidas (com dificuldade de se movimentar pela dor e pelo inchaço local), normalmente na parte da manhã e que podem durar 01 hora ou até o dia todo.
Já a dor mecânica é aquela causada normalmente por processos degenerativos ou traumatismos onde não há um processo inflamatório associado. São dores que normalmente aparecem ou pioram durante o movimento ou após exercícios/trabalhos mais intensos, que melhoram no repouso e com uso de analgésicos e que podem ser desencadeados em movimentos repetitivos ou sobrecarga. Podem vir acompanhadas de rigidez pela manhã que dura poucos minutos e podem aparecer em qualquer idade.
Se você apresenta qualquer um desses sintomas, procure um Reumatologista para realizar uma avaliação!